top of page

Varicocele

       Varicocele são veias varicosas na bolsa testicular. A varicocele se apresenta somente no lado esquerdo em aproximadamente 50–90%, bilateralmente em 25%-55% e, raramente, apenas no lado direito. Varicocele é a patologia identificável mais conhecida causadora de infertilidade masculina. Embora estudos demonstrem que a varicocele ocorre em 8 a 23% da população, nem todos estes homens portadores de varicocele são inférteis. No entanto, varicocele está presente em 19 a 41% dos homens que procuram uma clínica de infertilidade. Além disso, estudos demonstram que as mudanças associadas com a presença da varicocele são progressivas.

     Os pacientes com varicocele na sua maioria não possuem sintomas. Alguns pacientes queixam-se de sensação de peso, dor ou aumento do volume no escroto. O diagnóstico baseia-se no exame físico minucioso. As anormalidades na concentração e qualidade espermática são freqüentes em pacientes inférteis com varicocele. A correção cirúrgica da varicocele (varicocelectomia) permanece uma excelente opção para devolver fertilidade ao casal com uma relação custo-benefício muito superior a qualquer procedimento de reprodução assistida. Espera-se uma melhora nos parâmetros seminais após correção da varicocele de aproximadamente 70 a 120%, e uma taxa de gravidez de aproximadamente 33% - 46% num período de até 12 meses após a cirurgia, sendo que a melhora nos parâmetros espermáticos ocorre num período de 6 a 9 meses após a cirurgia. A técnica cirúrgica que melhor resolve o problema da varicocele é aquela que utiliza o microscópio para melhor visualizar as veias, permitindo que as artérias e os canais linfáticos não sejam cortados inadvertidamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1. Varicocele esquerda. Nota-se presença de dilatação da veia espermática interna esquerda. Algumas teorias buscam explicar o mecanismo de formação da varicocele. Para alguns autores a inserção da veia espermática interna esquerda perpendicular à veia renal formaria uma coluna de pressão levando à formação de varicose. Já outros autores argumentam que a veia renal esquerda seria comprimida entre a artéria mesentérica superior e inferior o que acarretaria aumento da pressão no interior da mesma.

bottom of page